Dicas da Vovó

Assim como Patos de Minas, Carmo do Paranaíba é uma cidade onde o milho é um alimento bastante apreciado. Para os cidadãos carmenses a vovó Lekker trouxe uma deliciosa receita de Guisado de carne suína com milho.

Ingredientes
1kg de lombo suíno Lekker
1 cebola picada
2 dentes de alho triturados
8 xícaras (chá) de caldo de carne ou água (2L)
3 xícaras (chá) de grãos de milho desidratados (750ml)
6 pimentas ancho ou guajillo
Sal e pimenta

Preparo:
Em uma panela grande, adicione a carne Lekker, cebola, alho e o caldo de carne ou água. Tempere com sal e pimenta, deixe ferver em temperatura média-alta e diminua o fogo. Ferva por duas horas e remova a panela do fogo. Tire o lombo da panela e reserve.
Espere esfriar e desfie com as mãos. Escorra o caldo, se desejar, e devolva à panela. Adicione a carne desfiada. Enquanto isso, em outra panela, cozinhe os grãos de milho na água e sal por cerca de uma hora ou até ficarem bem macios. Escorra e acrescente ao guisado.
Em uma vasilha, reidrate as pimentas com uma concha do caldo quente do cozido até ficarem macias, cerca de 30 minutos. Bata no liquidificador até obter um purê e também acrescente ao guisado. Corrija o tempero e sirva com a guarnição de sua escolha em pequenas vasilhas.

28